domingo, 27 de novembro de 2011

Leitura e Spoilers: Posso contar? Parte II

Parte I

As releituras


Se vamos reler alguma coisa é porque gostamos da primeira vez, logo sabemos tudo o que vai acontecer e como vai acontecer... entretanto, vendo por esse lado, o interessante é saber usar esse conhecimento, seja para encontrar um ponto passado despercebido, seja para curtir novamente aquilo que você gostou e quer ver novamente. Sendo então a releitura prazerosa, você acaba por se concentrar nos detalhes.
A mesma coisa acontece com os spoilers, essa é sua proposta. Eles não estragam leituras, eles podem aumentar a satisfação e o interesse do leitor, pois são auxiliares de leitura.

Leitores, fiquem calmos...
Quem interfere na história é você, não o spoiler. Você ainda tem seu espaço, ainda pode passar por todas as etapas. O spoiler é apenas uma informação, que não tem capacidade de destruir um enredo, só vai lhe ajudar a perceber mais os detalhes que em sua leitura rápida e ansiosa você deixou passar batido. Por isso dizem que a cada releitura "descobrimos" algo novo no texto. Tudo está lá descrito para lhe dar o prazer de ler.

“Na releitura o leitor vai ler mais devagar e nem por isso de forma menos prazerosa (...) o leitor pode rastrear as pistas que o autor foi lançando aqui e ali no romance e ele não percebeu.” (CARNEIRO, 2010)

E como fica o papel do leitor nessa confusão toda?
Quer que eu seja mais redundante? Ok.

- Ainda é dele e não tem que lhe tire isso. O texto quando lido, está incompleto: o leitor se utiliza dos espaços em branco, do não-dito, do vazio... que lhe é reservado, para construir um entendimento, passando pelas etapas que o texto lhe levará. Não se espera que apenas o leitor esteja preparado para interpretar, mas o texto dá um jeito de o preparar, ajudando-o a construir de acordo com as pistas que cede. Ou seja, ocorre uma dialética cooperativa entre o leitor e o autor dentro do texto.
Dessa relação, usufruindo do prazer estético (participação no texto), da fruição de leitura (encontro de expectativas entre leitor e autor) e da catarse (o emocional ativado), tendo ou não um spoiler, o texto vai garantir, por questões linguísticas ou extralinguísticas, a participação do leitor. E ainda que se saibam coisas ou o fim da história antes de ler, o melhor é saber como tudo isso se construiu; só o livro pode lhes dizer isso.

OBS: Aí que me replicaram - "acho que essa questão é de gosto"
É possível, não nego, a pesquisa ainda não é grande o bastante, mas já deixa as pessoas pensando. 
No entanto, acredito que os leitores frustrados - não sou uma - ainda não perceberam que essa sua frustração é uma reação que mesmo sem spoiler o leitor a teria. Se a mocinha morre, se o vilão ganha, se você se engana, se espanta... o que for, é apenas uma resposta antecipada, que possivelmente a história já deu a entender e nada de você querer sacar. 
Mas o melhor, ainda acredito, é como a diegese (aquela lógica corrente, seja na seleção de palavras, seja na seleção de imagens) vai te convencer. Como disse questionei anteriormente, "afinal, o que é mais importante, a jornada ou o destino?".

Por enquanto, é só mais uma teoria.

K. S. Ribeiro - Graduanda do curso de Letras (UEMA)

REFERÊNCIAS:

CARNEIRO, Flávio. O Leitor Fingido: ensaios. Rio de Janeiro: Rocco, 2010.

DANIEL, Sandra. Estudo mostra que spoilers não estragam a história. Estrada Literária – Clube de Leitura. Disponível em: http://www.estradaliteraria.com.br/. Acesso em: Novembro, 2011.

EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução. Tradução Waltensir Dutra. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

ECO, Umberto. Lector in fábula – La cooperación interpretativa en el texto narrativo. Traducción de Ricardo Pochtar. 3ª ed. Barcelona: Editorial Lumen, 1993.

FLORY, Suely Fadul Villibor. O leitor e o labirinto. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.

ICULT GENERATION. Disponível em: http://www.icultgen.com.br/. Acesso em: Novembro, 2011.

KIDERRA, Inga. Spoiler Alert: Stories Are Not Spoiled by 'Spoilers'Disponível em:
http://ucsdnews.ucsd.edu/newsrel/soc/. Acesso em: Novembro, 2011.

PERIN, Thiago. Saber de spoilers faz você gostar mais da história. Superinteressante. Disponível em: http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/. Acesso em Outubro, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário