sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Você TEM que assistir The Lizzie Bennet Diaries!

Se você conhece, gosta, ama Orgulho e Preconceito, vai adorar. Se não, não tem problema, vai amar de qualquer jeito, juro jurado. 

É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna... 
... deve estar necessitado de uma esposa

The Lizzie Bennet Diaries é uma web série americana de comédia e drama, que adapta o enredo de Orgulho e Preconceito do século XIX ao mundo do século XXI com o foco no formato de postagem em vlog (além de um passeio por outras redes sociais, como twitter, tumblr e facebook). ~Se você leu e se surpreendeu com a série Boy da Meg Cabot em que as tramas da trilogia passava-se por e-mails, diários, sms e coisas do tipo, vai se surpreender mais ainda com TLBD; e se não leu algum desses livros da Meg, corre que são chick-lits garantidos!~ Quando descobri sobre a série, pensei que era apenas um vlog de brincadeira feita por uma inglesa (descobri que é americana) e que tava fazendo sucesso. Não é nada disso. Quer dizer, não é beeeeem isso.

Conhece John Green, não?


Pois é, acontece de TLBD ter como produtor, editor, supervisor e co-criador... quem? Não, não o John, o Hank, Hank Green, irmão do John (ô família abençoada). Também me surpreendi com essa, apesar de já ter "ouvido" falar que Hank participa do VlogBrother, de onde veio um grupo de seguidores, os nerdfighters, da comunidade nerdfighteria, que faz parte de iniciativas/projetos vlogueiros que ficaram bem mais conhecidos depois do sucesso de "A culpa é das Estrelas" e as contribuições às vítimas de câncer, se não me engano. Bom, quanto a isso, não sei muito por não acompanhar.


Voltando a TLBD...
Não é apenas um seriado protagonizado pela "conhecida" Lizzie. Por causa da conectividade que hoje tudo tem pelas redes, TLBD virou uma múltipla série, algo como uma série transmidiática. Começou no youtube nas postagens de vlog, se estendeu pelo vlog da Lydia (uma das irmãs Bennet), desenvolveu-se no twitter (sério, com os personagens tendo perfis próprios é como se a ficção nunca acabasse ou mesmo a realidade tem mergulhado tão profundo que não se sabe mais onde ela está), e então no tumblr (até onde sei). 

Por vezes via uns surtos no twitter de algumas pessoas que sigo (a @iris_figueiredo principalmente), ficava na dúvida e deixava na promessa... algum dia na vida eu iria assistir TLBD. E calhou de ter sido ontem. 
E eu não consigo parar. E toda hora é uma informação nova. 
Tô me sentindo no Mundo Novo, tudo é bombástico. 
Já surtei, já viciei Mary comigo. Um perigo só.

Mas calma, não se assustem. Não tanto. Vocês não vão passar dias e dias se atualizando, passando madrugadas baixando, prometendo episódios pra depois dos estudos (mantras?), naaaaaada disso. Por que não? Como o formato é vlog, os vídeos são curtinhos, nem precisa baixar. O máximo que já encontrei foi de um de quase 8 minutos, a maioria vai de 2 minutos e meio a 4 minutos. Você nem sente! 
Então don't freak out se eu disser que a série tá na margem dos 80 vídeos ~Vi 54 só ontem; tô me segurando aqui~


Confesso que já tive preguiça de acompanhar, porque era em inglês e tenho arranhado bastante o meu, tão longe dos estudos dessa língua. Assim tenho uma boa notícia pra vocês: não precisam se preocupar, porque temos episódios legendados! YAY! Sigam esse link e terão a grade completa da linha de tempo da série, direto do site de The Lizzie Bennet Diaries. É só ativar a legenda para português (ou inglês, se preferir) no cantinho do vídeo. Por enquanto, temos até o episódio 50 em nossa linda língua-mãe, logo outros mais chegarão...

E como ficou a história adaptada?
Magnífica. 
Hank Green e Bernie Su são uns... gênios.

Lizzie cursa Comunicação Social, é vlogueira, mora com os pais e as irmãs Jane e Lydia e extravasa algumas de suas frustrações. A série parte de relatos pequenos do cotidiano, sobre como é morar com uma mãe fissurada por casamento - que tá surtando pelo novo vizinho (o estudante de medicina Bing Lee), a relação com os pais e sua vida em geral. De tanto sua mãe stalkear os vizinhos, eles acabaram por se conhecer e Jane é praticamente jogada aos braços do suposto serial killer que Lizzie especula ser o Bing Lee. 


Lizzie não apenas conta sua história, ela encena com a ajuda de sua irmã Jane e a produtora Charlotte Lu, sua melhor amiga. Diversas são as vezes que alguém entra no quarto de Lizzie enquanto ela grava ou gritam para conversar com ela (e vice-versa). Lydia, diferente da doce Jane, é muito elétrica e adorou essa invenção de fazer vídeos. Por isso fez um canal só pra ela. Ainda assim, ela mete a cara na câmera quando a Lizzie tá tentando falar. E aí a história vai rolando... você já foi capturada(o). 


O humor é ótimo, a adaptação é bem estruturada, as postagens são bem dinâmicas e não são longas. Bate , claro, uma ansiedadezinha básica ao passar dos capítulos - principalmente para conhecer as caras dos personagens (Bing Lee, Caroline, Wickham, Darcy... e até Mr. Collins; ainda não vi Darcy, nem Mr e Mrs Bennet).

Se você se sentiu meio perdida(o) com essa avalanche de informações, pera, respira, que eu deixo aqui um guia (tá em inglês e nem por isso difícil) de como poder acompanhar a série sem deixar alguma coisa passar. Por experiência própria, indico que vocês sigam aquele link anterior que tem tudo muito organizadinho e ordenado sobre as postagens, tanto da Lizzie, quanto da Lydia. Como os perfis dos personagens no twitter funcionam em tempo real (todos estão no guia), melhor não segui-los de imediato até que tenha assistido todos os episódios disponíveis, isso pode confundi-las(los), além de levantar muitos spoilers. O FB também. Não tenho tumblr pra saber como funciona o compartilhar por lá, mas vocês entenderam meu ponto. Mais fácil se atualizar primeiro... o que dá pra fazer em dois dias hahaha ~estou no processo~

Adorei The Lizzie Bennet Diares, vocês percebem. Lost In Austen até então tinha sido minha releitura favorita de Orgulho e Preconceito (fiz post aqui)... agora não sei mais classificar - pra vocês verem como o negócio é poderoso. 
Então sintam-se bem-vindos depois de tamanha apresentação, tive que falar e falei. 


Site oficial: http://www.lizziebennet.com
Créditos aos blogs que me convenceram a assistir: 

E, só pra reforçar, pra todo caso...

Você TEM que assistir The Lizzie Bennet Diaries!

Kleris Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário